×
Home Sobre Serviços Coleta de Lixo - Cronograma Varrição - Cronograma Coleta de Resíduos Sólido / Orgânico Domiciliar Coleta de Resíduos Sólido de Saúde Coleta Seletiva Iluminação Pública Limpeza / Varrição Recolhimento de Galhos, Entulhos e Material Inservível Notícias Galeria Campanhas Fotos Vídeos Portal da Transparência Contato

Notícias - Pandemia causa redução na geração de resíduos de estabelecimentos comerciais
16/04/2020
Pandemia causa redução na geração de resíduos de estabelecimentos comerciais

Quantidade de lixo é 40% menor que em 2019

 

Os reflexos da pandemia provocada pelo Coronavírus também podem ser sentidos na coleta de lixo de Cabo Frio. No mês de março de 2020, cerca de 11.307 toneladas foram coletadas, enquanto no mesmo período do ano passado, foram 11.418 toneladas. A redução é pequena se comparada à coleta de resíduos comerciais, onde a produção de lixo foi 40% menor que em 2019, caindo de aproximadamente 483 toneladas, para 290 toneladas.

A queda não se reflete no valor total da coleta, porque o volume de resíduos residenciais aumentou. Com a população de quarentena, muitos têm aproveitado o tempo livre para fazer podas de árvores ou se desfazer de inservíveis, gerando um desafio operacional para a Comsercaf, que trabalha com o quadro de funcionários reduzido. Desde 23 de março, 130 colaboradores que fazem parte do grupo de risco, foram temporariamente afastados de suas funções, em cumprimento ao memorando circular - GAPRE 4/2020, que determina regras para a prestação de serviços públicos.

“Desde o afastamento dos funcionários, nós fizemos um apelo à população para que evitassem o descarte de resíduos de construção civil e lixo verde, mas as pessoas continuam com o descarte irregular. Vale ressaltar que esses materiais devem ser ensacados. A autarquia estipula a coleta de até de 3m³. Acima dessa quantidade, o descarte é de responsabilidade do cidadão, que deve contratar uma caçamba. Em casos de descarte irregular ou poda sem autorização dos órgãos competentes, o responsável será notificado, e em seguida multado, com base na Lei nº 2330/2010” – fala Dario Guagliardi, presidente da Comsercaf.