×
Home Sobre Serviços Coleta de Lixo - Cronograma Varrição - Cronograma Coleta de Resíduos Sólido / Orgânico Domiciliar Coleta de Resíduos Sólido de Saúde Coleta Seletiva Iluminação Pública Limpeza / Varrição Recolhimento de Galhos, Entulhos e Material Inservível Notícias Galeria Campanhas Fotos Vídeos Portal da Transparência Contato

Notícias - Ressaca na Praia do Forte alerta sobre os problemas causados pelo descarte irregular do lixo
19/07/2019
Ressaca na Praia do Forte alerta sobre os problemas causados pelo descarte irregular do lixo

A ressaca que atinge a Praia do Forte desde a última quarta-feira (17), levanta um alerta para os problemas causados pelo descarte irregular do lixo. Mesmo com as fortes ondas que atingem a faixa de areia, a Comsercaf mantém a limpeza diária da praia, e a quantidade de lixo trazida pelo mar impressiona. Durante as coletas realizadas na quinta (18), cerca de 5 toneladas de resíduos foram retiradas da orla.

 A ação é realizada duas vezes ao dia: no início da manhã e no fim da tarde. Os funcionários fazem a limpeza com o auxílio de pás, ancinhos e caminhões, e recolhem muitas garrafas pet, latas, plástico e lixo das plataformas de petróleo. Para o diretor de Meio Ambiente da Comsercaf, Eduardo Pimenta, a quantidade de resíduos trazida pelo mar, é um reflexo do modelo de desenvolvimento urbano industrial adotado pelos países do mundo contemporâneo.

“A sociedade precisa se conscientizar de que todo lixo que cai no chão, chega nos rios e mares e os prejuízos causados pelo plástico são imensuráveis, pois além de matar a fauna, em contato com o sol e a água salgada, esse resíduo é fracionado, fica em formato de micro lixo e é incorporado na cadeia alimentar, sendo consumido também pelo organismo humano. Hoje é possível perceber a existência de um novo continente, formato por lixo plástico que fica boiando nos oceanos. Em uma condição de ressaca como a que vemos na Praia do Forte, esse resíduo é trazido de volta pra costa.” – explica Eduardo.