×
Home Sobre Serviços Coleta de Lixo - Cronograma Varrição - Cronograma Coleta de Resíduos Sólido / Orgânico Domiciliar Coleta de Resíduos Sólido de Saúde Coleta Seletiva Iluminação Pública Limpeza / Varrição Recolhimento de Galhos, Entulhos e Material Inservível Notícias Galeria Campanhas Fotos Vídeos Portal da Transparência Contato

Notícias - Mirante do Morro da Guia foi inaugurado nesta quarta-feira (19)
21/12/2018
Mirante do Morro da Guia foi inaugurado nesta quarta-feira (19)

Música, poesia e história marcaram a inauguração da obra do Morro da Guia, na quarta-feira (19). Com o pôr do sol ao fundo, a Prefeitura de Cabo Frio celebrou a revitalização de um dos principais pontos turísticos da cidade. Na cerimônia estiveram presentes o prefeito, Dr. Adriano Moreno, o vice-prefeito Felipe Monteiro, o presidente da Comsercaf, Dario Guagliardi, o ex-presidente da autarquia Luiz Cláudio Gama e diversos secretários.

Como parte da cerimônia, a Secretaria de Turismo, por meio da Superintendência de Turismo Histórico e Social, promoveu uma edição especial do projeto Pôr do Sol Histórico. O público pôde curtir muita MPB (voz e violão) com Daniel Henriques, as poesias de Vinícius de Moraes com Raphael Brito, e contação de histórias com os professores Pablo Magaton, Élbio Azeredo e Paulo Cotias.Ao som do hino nacional, a bandeira do Brasil foi hasteada, após anos sem tremular no céu de Cabo Frio.

“Estamos muito felizes com a conclusão de mais uma obra. Nesse pouco tempo de governo já conseguimos revitalizar importantes espaços públicos da cidade. Esse é só o início.  Queremos fazer muito mais” – disse Dr. Adriano Moreno.

A ação foi iniciada no fim de outubro (24), com a revitalização dos quiosques, reforma do guarda-corpo, substituição do deck de madeira e instalação da iluminação, pois os holofotes e fios existentes anteriormente foram furtados. Também foram realizados um novo paisagismo, implantação de lixeiras, pintura do mastro e iluminação especial para a bandeira. O valor do investimento foi de R$144 mil. Já a reforma da capela, fica sob responsabilidade da Igreja Católica, mediante autorização do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

“Os funcionários da Comsercaf se dedicaram muito para que a revitalização fosse concluída. Desde os engenheiros elaboraram  que o projeto, até as equipes de limpeza, responsáveis pela capina, varrição, poda de árvores e coleta de lixo. Agora é necessário dar continuidade ao trabalho e manter esse espaço vivo” – conta o presidente da Comsercaf, Dario Guagliardi.

Com o término da reforma, a Secretaria de Turismo ficará responsável pelo Morro da Guia, realizando visitas guiadas e atividades especiais no local. A empresa Costa do Sol já instalou câmeras de monitoramento.

“Reformar os nossos pontos turísticos é uma forma de investimento para atrair turistas durante todo o ano. Com a revitalização do Morro da Guia, vamos intensificar os projetos Caminhos da História e Pôr do Sol Histórico. Vamos também implantar o Contur Jipe, que é um veículo estilizado que fará a subida e descida do Morro para viabilizar o acesso dos visitantes” – fala o secretário de Turismo, Radamés Muniz.