×
Home Sobre Serviços Coleta de Lixo - Cronograma Varrição - Cronograma Coleta de Resíduos Sólido / Orgânico Domiciliar Coleta de Resíduos Sólido de Saúde Coleta Seletiva Iluminação Pública Limpeza / Varrição Recolhimento de Galhos, Entulhos e Material Inservível Notícias Galeria Campanhas Fotos Vídeos Portal da Transparência Contato

Notícias - Comsercaf leva alunos da Escola Municipal Professor Edilson Duarte ao aterro sanitário “Dois Arcos”
20/10/2018
Comsercaf leva alunos da Escola Municipal Professor Edilson Duarte ao aterro sanitário “Dois Arcos”

A Comsercaf (Companhia de Serviços de Cabo Frio) levou um grupo de estudantes da Escola Municipal Professor Edilson Duarte para conhecer o aterro sanitário “Dois Arcos”, local de destinação final dos resíduos sólidos coletados no município, nesta sexta-feira (19). A ação faz parte do cronograma de atividades do projeto “Comsercaf Vai à Escola”, no qual a instituição de ensino é piloto, que tem por objetivo transformar alunos em multiplicadores ambientais. O presidente da autarquia, Luiz Cláudio Gama, também visitou as instalações do local na manhã de ontem, acompanhado pelo Gerente do aterro, Agnelo Pinto.

Os sete alunos do ensino fundamental selecionados pela instituição escolar estiveram no aterro junto a duas professoras, uma inspetora e representantes da Diretoria de Meio Ambiente da autarquia. O grupo acompanhou o processo de tratamento recebido pelos resíduos no local, além de receber informações sobre a importância de realizar a separação da coleta seletiva em suas próprias residências, evitando que o material reciclável seja descartado no aterro junto a resíduos inutilizáveis.

“Explicamos aos alunos as diferenças entre lixões e aterros sanitários. Os estudantes puderam entender todo o processo de destinação final dos resíduos sólidos, desde a coleta até o aterro, onde existe uma preocupação com o meio ambiente através do tratamento do chorume e do gás metano, proveniente da decomposição do lixo. Destacamos também a importância da coleta seletiva para que os materiais recicláveis sejam destinados a cooperativa e reutilizados. Esperamos que as informações sejam repassadas aos colegas de escola, amigos e familiares – fala Rodrigo Macêdo, xxx.

O mesmo grupo visitará a COOPERFRT – Cooperativa de Catadores e Coletores de Materiais Recicláveis ainda esteve mês. Após esta última etapa, a equipe participante produzirá, com o apoio da direção escolar, uma exposição com amostras, fotos e dados estatísticos do material recolhido, permitindo que o grupo compartilhe com os demais as experiências vivenciadas e as informações adquiridas, ressaltando a importância de não realizar o descarte de resíduos no meio ambiente.

Na quarta-feira (17) uma embarcação levou os estudantes e duas professoras, acompanhados por funcionários da Comsercaf até a Boca da Barra, onde o grupo realizou a experiência de recolher resíduos descartados de forma irregular no local. Também foram ministradas informações sobre reciclagem, meio ambiente e destinação correta de lixo, por meio da equipe de Conscientização Ambiental da autarquia.

O “Comsercaf Vai à Escola” é destinado a escolas públicas e privadas. As instituições interessadas devem enviar um e-mail para comsercafmidia@gmail.com. A autarquia entrará em contato para agendar uma data para a realização das atividades.