Comsercaf, Coordenadoria Municipal do Meio Ambiente e Salineira instalam unidade ecoponto “Recicle seu Óleo” no Mercado Tropical, em Cabo Frio
Na manhã desta quinta-feira (14) o município de Cabo Frio ganhou um novo ecoponto para descarte voluntário de óleo vegetal usado, mais conhecido como óleo de cozinha. A instalação do receptor no Mercado Tropical faz parte do projeto “Recicle seu Óleo”, uma parceria entre a COMSERCAF, a Coordenadoria do Meio Ambiente Municipal e a Auto Viação Salineira aderida pelo mercado.
O objetivo deste programa, que está em vigor desde o ano passado, é conscientizar a população e fomentar a educação ambiental solidária na cidade, evitando que o resíduo seja descartado em ralos domésticos e chegue às vias pluviais do município, afetando diretamente ao meio ambiente. Para participar ativamente do projeto, o morador deve depositar seu óleo usado em uma garrafa pet e levá-lo a um dos ecopontos espalhados pela cidade. O óleo depositado no receptor é retirado por uma empresa especializada na coleta deste material, que o transforma em biocombustível.
Esta é mais uma iniciativa do Departamento de Educação Ambiental da Comsercaf conduzida pelos gestores Rodrigo Macedo e Fernando Lima.
De acordo com o presidente da Comsercaf, “a participação do mercado é de suma importância para a concretização da logística reversa, já que o mesmo é um dos responsáveis pela venda do produto na cidade e é ponto de fluxo intenso de pessoas. Nosso desejo é que outras empresas abracem a ideia e também se tornem parceiras nesta iniciativa”, afirmou Luiz Cláudio Gama.
O diretor presidente do Mercado Tropical, Rodrigo Lima, que esteve presente na ocasião, se mostrou satisfeito em firmar esta parceria:
“Este é mais um passo do mercado com a responsabilidade ambiental, que vem somar ao projeto de coleta seletiva que nosso estabelecimento já realiza”, concluiu.
O mercado está localizado na Rua Lecy Gomes da Costa, 252, São Cristóvão – Cabo Frio.
O projeto está aberto a entidades e empresas que queiram aderir a ideia. Em breve também serão disponibilizados ecopontos para recolhimento de pilhas e eletrônicos.
Cabe ressaltar que, o recolhimento do óleo vegetal é revertido em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, o ICMS Verde, para o município, o que aumenta as receitas e consequentemente os investimentos no setor do meio ambiente.
Confira a lista de ecopontos espalhados pela cidade:
Condomínio Aracy dos Santos, no Braga;
Associação de Moradores, na Vila do Sol;
Horto Municipal, no Portinho;
Condomínio Verão Vermelho, em Tamoios;
Condomínio Orla 500, em Tamoios;
Escola Municipal Evaldo Sales, no Peró;
Auto Viação Salineira, no Jardim Excelsior;
Mercado Tropical, em São Cristóvão.