Programa avaliou quesitos como transparência, controle interno e integridade
A Comsercaf ficou em sexto lugar em todo o estado e em primeiro, na Região dos Lagos, no Projeto Edificando o Controle Interno, promovido pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa da Cidadania, do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). O programa avaliou outras 45 autarquias em todo o estado, nos quesitos transparência, controle interno, estrutura e desenvolvimento, auditoria e integridade.
A avaliação teve início em setembro de 2019. De lá pra cá, foram identificadas ações e medidas adotadas para promover a criação, implementação e regulamentação das Controladorias. Por meio de pesquisas respondidas pelos titulares dos órgãos de Controle Interno e monitoramentos periódicos, o projeto também pôde conhecer o trabalho desenvolvido pelas autarquias.
“O resultado vem após um período de intervenção, onde a imagem da autarquia estava abalada. Após muita dedicação de toda a equipe e cumprimento das determinações legais, é muito gratificante receber esse retorno positivo” – fala Alexandre Maia Leite, controlador autárquico.
O programa tem como objetivo fomentar a transparência, participação e controle social. Obter o reconhecimento por meio de um projeto desenvolvido pelo Ministério Público é reflexo das boas práticas e trabalho árduo de uma gestão comprometida com os interesses da sociedade.
“É com muita felicidade que recebemos esse resultado. Sem dúvidas, é fruto daquilo que vem sendo desenvolvido na nossa gestão. O comprometimento com a transparência, a busca pelo aperfeiçoamento das ferramentas de controle e a integridade das informações. Cada obstáculo encontrado pelo nosso caminho acaba nos unindo mais, nos motivando a superar e buscar sempre evoluir.”