Nesta segunda-feira (24), Guarda Marítima Ambiental, em parceria com a Defesa Civil, Coordenadoria de Posturas e Comsercaf, realizou a terceira fase da operação de ordenamento da Praia das Palmeiras. Doze embarcações, entre barcos, catamarãs e caiaques, foram retiradas do local e levados para o Depósito Público Municipal, no Jardim Caiçara.
O objetivo da ação é ordenar toda faixa marginal do canal do Itajuru, facilitando o acesso do cidadão às praias, além de evitar endemias causadas pelas embarcações abandonadas. Cerca de 30 pessoas participaram da operação, que contou com o auxílio de uma pá mecânica, 3 caminhões trucados e 1 caminhão toco, disponibilizados pela Comsercaf.
“Antes de serem recolhidas, as embarcações foram notificadas e os proprietários tiveram o prazo de 10 dias para retirá-los da faixa de areia” – explica Paulo Fernando Pinto Dias, comandante da Guarda Marítima Ambiental.
A operação foi executada mediante um acordo feito com a Colônia de Pesca Z4, onde apenas dez embarcações, com cadastro prévio, poderão ficar no local. Os proprietários notificados poderão retirar a embarcação, num prazo de 90 dias, no Depósito Público Municipal, localizado na rua Alemanha, no Jardim Caiçara.