Na alta temporada, com o aumento da população, cresce também a quantidade de resíduos produzidos em Cabo Frio. Mas além das praias e ruas, o reflexo da expansão populacional também pode ser observado nos hospitais. No mês de janeiro, a Comsercaf passou a retirar aproximadamente mil e duzentas toneladas de lixo hospitalar por dia, 20% a mais do que na baixa temporada.
São mais de 100 unidades médicas cadastradas na autarquia. Nas principais clínicas e hospitais do município, a coleta é feita diariamente. Já nos pequenos ambulatórios, o recolhimento é programado de acordo com a necessidade de cada um.
“Temos uma equipe voltada somente para a coleta do lixo hospitalar, que utiliza uniformes e EPIs diferenciados, com luvas mais resistentes, máscaras e botas. Até mesmo o veículo utilizado para o transporte do resíduo hospitalar é diferente. Neste caso, operamos com um furgão” – explica Dario Guagliardi, presidente da Comsercaf.
Diferente do lixo comum, o hospitalar não é colocado na rua. Cada unidade possui um depósito, onde os coletores da companhia efetuam a retirada. Após o recolhimento, o lixo é encaminhado ao aterro sanitário para que seja incinerado.
Já o lixo comum, que não apresenta riscos à população, é colocado em frente aos hospitais, no horário da coleta, para que o caminhão leve junto com os resíduos domiciliares.