×
Home Sobre Serviços Coleta de Lixo - Cronograma Varrição - Cronograma Coleta de Resíduos Sólido / Orgânico Domiciliar Coleta de Resíduos Sólido de Saúde Coleta Seletiva Iluminação Pública Limpeza / Varrição Recolhimento de Galhos, Entulhos e Material Inservível Notícias Galeria Campanhas Fotos Vídeos Portal da Transparência Contato

Notícias - Comsercaf dá fim em lixão clandestino em Tamoios
01/07/2020
Comsercaf dá fim em lixão clandestino em Tamoios


Cerca de 45 toneladas de resíduos foram coletados na rua da Torre

Após o recebimento de uma denúncia, na manhã desta quarta-feira (1) a Comsercaf realizou a retirada de cerca de 45 toneladas de resíduos de um lixão clandestino na rua da Torre. O local era utilizado como um ponto de descarte irregular dos moradores. 
A prática é comum no Distrito. Por dia, a autarquia recolhe uma média de 60 toneladas de resíduos de construção civil, galhos e inservíveis descartados de forma inadequada. 
A Comsercaf estipula a coleta de até de 3m³ de lixo. Acima dessa quantidade, o descarte é de responsabilidade do cidadão, que deve contratar uma caçamba. Em casos de descarte irregular ou poda sem autorização dos órgãos competentes, o responsável pode ser notificado, e em seguida multado, com base na Lei nº 2330/2010. As multas podem variar de acordo com a quantidade de resíduos e o impacto ambiental promovido. 
"A população precisa se conscientizar de que cada um tem a sua parcela de responsabilidade na gestão do lixo. Existem locais onde a autarquia recolhe o resíduo pela manhã e à tarde, já tem mais lixo descartado. Por mais que a gente invista em maquinário e planjamento, não é possível manter a cidade limpa sem a colaboração   dos moradores" - fala Dario Guagliardi, presidente da Comsercaf.