×
Home Sobre Serviços Coleta de Lixo - Cronograma Coleta de Resíduos Sólido / Orgânico Domiciliar Coleta de Resíduos Sólido de Saúde Coleta Seletiva Iluminação Pública Limpeza / Varrição Recolhimento de Galhos, Entulhos e Material Inservível Notícias Galeria Campanhas Fotos Vídeos Portal da Transparência Contato

Notícias - Comsercaf realiza retirada de vegetação aquática e folhagens do fundo do espelho d'água, na fonte do Itajurú
11/04/2018
Comsercaf realiza retirada de vegetação aquática e folhagens do fundo do espelho d'água, na fonte do Itajurú

No início do mês de abril, uma equipe da Comsercaf realizou um trabalho de retirada da vegetação aquática e folhagens do fundo do espelho d&39;água, na fonte do Itajurú. O excesso de folhagens no fundo da fonte eutrofiza e diminui o oxigênio para os peixes.

A Fonte do Itajurú abastecia um acampamento de pesca indígena tupinambá, além de fornecer água potável às fortalezas e embarcações européias que traficavam pau-brasil na região. Em 1847, por ordem de D. Pedro II em visita à cidade, foi construída uma guarita em pedra para proteger a fonte. Ela tem o teto decorado com azulejos importados e marcados com o brasão do Império. Em seus jardins encontram-se árvores nativas como o pau-brasil e a guabiroba.