×
Home Sobre Serviços Coleta de Lixo - Cronograma Varrição - Cronograma Coleta de Resíduos Sólido / Orgânico Domiciliar Coleta de Resíduos Sólido de Saúde Coleta Seletiva Iluminação Pública Limpeza / Varrição Recolhimento de Galhos, Entulhos e Material Inservível Notícias Galeria Campanhas Fotos Vídeos Portal da Transparência Contato

Notícias - COMSERCAF e Meio Ambiente ampliam parceria
16/04/2018
COMSERCAF e Meio Ambiente ampliam parceria

Embarcação vai reforçar coleta de lixos e resíduos entre o Canal do Itajuru e a Praia do Forte Cabo Frio acaba de ganhar mais uma ferramenta para cuidar da preservação ambiental. A COMSERCAF e a Coordenadoria de Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade estão colocando à disposição da Guarda Marítima e Ambiental de Cabo Frio um barco de oito metros de comprimento específico para a coleta de lixos e resíduos entre o Canal do Itajuru e a Praia do Forte. A embarcação foi cedida pela COMSERCAF, reforçando a ideia que vem sendo implantada pela Comissão Interventora da autarquia de que “a cidade mais limpa é a que menos se suja”.

A partir deste sábado (27) o barco já estará navegando. Ele vai atuar no Canal Itajurú e suas imediações, nas áreas marinhas que têm sofrido despejo de lixos e detritos deixados indevidamente pelo comércio, indústria pesqueira, embarcações e banhistas ao longo do Boulevard Canal, às margens da Ilha do Japonês, Boca da Barra e Praia do Forte. O recolhimento de animais marinhos, também poderá ser realizado.

Segundo Luiz Cláudio Gama, presidente interventor da Comsercaf, essa ação mostra a força das parcerias para alcançar objetivos comuns. “Estamos mostrando à sociedade que o poder público está fazendo sua parte, e colocando todos os bons projetos e ferramentas possíveis a serviço do bem comum. Mas é imprescindível a colaboração de cada cidadão cabo-friense e também dos turistas. Pode parecer repetitivo, mas a cidade mais limpa é a que menos se suja. Precisamos abraçar essa ideia e conscientizar cada morador e visitante. Estamos dando alguns passos importantes e queremos que a comunidade caminhe com a gente”, explicou.

O Coordenador de Meio Ambiente, Eduardo Pimenta, lembra que a Guarda Marítima e Ambiental tem a jurisprudência de atuar num raio de 200 metros da arrebentação à faixa de areia, dando suporte à navegação e preservando a área de banhistas. Por isso, ele informa que ela atuará também na conscientização para o não descarte de resíduos na área costeira. “A utilização dessa embarcação na operação ‘Mar limpo, praia limpa’ reforça a importância da parceria com a autarquia, que já atua nos projetos ambientais marítimos, Bandeira Azul e Parque Municipal da Boca da Barra”, esclarece Pimenta.

Além dessa ação, a COMSERCAF mantém programas de sucesso junto ao departamento de Gestão de Resíduos da Coordenadoria de Meio Ambiente, como o projeto da Logística Reversa (responsável pela destinação correta de pneus), o de recolhimento de lixo eletrônico e de óleo de cozinha. Em poucos dias será lançando junto à Coordenadoria de Meio Ambiente e Secretaria de Educação o programa piloto de Coleta Seletiva Solidária em alguns bairros e escolas da cidade.