×
Home Sobre Serviços Coleta de Lixo - Cronograma Varrição - Cronograma Coleta de Resíduos Sólido / Orgânico Domiciliar Coleta de Resíduos Sólido de Saúde Coleta Seletiva Iluminação Pública Limpeza / Varrição Recolhimento de Galhos, Entulhos e Material Inservível Notícias Galeria Campanhas Fotos Vídeos Portal da Transparência Contato

Notícias - Prefeitura, através da Comsercaf, destina nesta sexta-feira (25) mais 10 toneladas de pneus para reutilização
26/01/2019
Prefeitura, através da Comsercaf,  destina nesta sexta-feira (25) mais 10 toneladas de pneus para reutilização

Nesta sexta-feira (25) cerca de 10 toneladas de pneumáticos recolhidos das ruas de Cabo Frio foram encaminhadas pela Prefeitura, através da Comsercaf, para reciclagem. Somente em janeiro, cerca de 30 toneladas de pneus foram destinadas à Reciclanip, empresa responsável pela reutilização do material. Durante o processo de reaproveitamento, o material é triturado e, na maioria das vezes, usado como combustível alternativo para indústrias de cimento ou na fabricação de solados, sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas e industriais, entre outros.

A ação faz parte do projeto “Logística Reversa”, que tem destinado de forma ambientalmente correta cerca de 30 toneladas de pneus inutilizados no município por mês para reciclagem. Somente no ano passado, cerca de 460 toneladas foram encaminhadas para reaproveitamento.

Por meio de uma parceria com a ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos), a Comsercaf fica incumbida de realizar a coleta junto às borracharias e lojas de pneus e armazenamento. A Coordenadoria Municipal de Meio Ambiente agenda o envio do material com a empresa, localizada no Rio de Janeiro, responsável pelo recebimento.

“Realizamos o envio de pneus regularmente, evitando que os mesmos sejam descartados em vias públicas de forma irregular. Entretanto, principalmente no verão, período de maior proliferação do mosquito Aedes aegypti, provedor de doenças como a Dengue e a Chikungunya, esta iniciativa colabora efetivamente como medida preventiva à proliferação de epidemias, já que pneus parados em locais abertos podem acumular águas das chuvas e tornarem-se propícios a criadouros deste vetor”, disse Dario Guagliardi, presidente da Comsercaf.

Vale lembrar que a população também pode colaborar com o projeto levando os pneus de descarte ao depósito da Comsercaf, localizado na Rua dos Siris, 45, na Ogiva. Em casos de grande quantidade do material, o munícipe pode programar a retirada do material com a autarquia através do telefone (22) 2648-8907, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.