×
Home Sobre Serviços Coleta de Lixo - Cronograma Varrição - Cronograma Coleta de Resíduos Sólido / Orgânico Domiciliar Coleta de Resíduos Sólido de Saúde Coleta Seletiva Iluminação Pública Limpeza / Varrição Recolhimento de Galhos, Entulhos e Material Inservível Notícias Galeria Campanhas Fotos Vídeos Portal da Transparência Contato

Notícias - Prefeitura inicia obras no Forte São Matheus
07/11/2018
Prefeitura inicia obras no Forte São Matheus

Nesta quarta-feira (07) a Prefeitura, por meio da Comsercaf (Companhia de Serviços de Cabo Frio), em parceria com a Secretaria de Cultura, vai iniciar as obras no acesso ao Forte São Matheus, na Praia do Forte. A ação realizada pela empresa vencedora da licitação, LC Lobo Serviços ME, deve durar cerca de 30 dias. O investimento é de aproximadamente R$31 mil.

Durante o período programado, o guarda-corpo de todo o acesso ao Forte São Matheus vai ganhar hastes de aço inox, novas correntes, pintura com epóxi e a ponte será recapeada com cimento.

“Estamos cuidando para que o cidadão cabo-friense tenha de volta a dignidade que merece. Afinal, resgatando os patrimônios culturais e turísticos, preservamos a história e identidade de Cabo Frio, e temos a possibilidade de promovermos um turismo de qualidade” – fala o prefeito, dr. Adriano Moreno.

Quem visita hoje o local, pode perceber que o acesso ao monumento está precário. As correntes que compunham o corrimão cederam, assim como as hastes de sustentação, dificultando a chegada de visitantes.

“A subida ao Forte apresenta riscos ao público, por isso, vamos tornar o percurso mais seguro. Todas as alterações foram aprovadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e obedecem à norma NBR 14710, da Associação Brasileira de Normas Técnicas” explica Luiz Cláudio Gama, presidente da Comsercaf.

O Forte São Matheus é um dos pontos turísticos mais visitados de Cabo Frio. Sua construção ocorreu entre 1616 e 1620, para defender a costa das invasões de ingleses, franceses e holandeses. Em 1956, o conjunto arquitetônico foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

“O Forte tem uma grande relevância histórica, pois protegia a Boca da Barra da entrada dos piratas que queriam roubar o Pau Brasil. Essa reforma é muito importante porque possibilita que o turista e a população cabo-friense possam conhecer melhor a história da cidade” – diz a secretária de Cultura, Meri Damaceno.