A próxima área de atuação será do loteamento Florestinha
Nesta terça-feira (17) a Prefeitura concluiu a retirada de gigogas e taboas (plantas provenientes de água doce, vindas de Carapebus, no Norte Fluminense) do trecho do loteamento Orla 500, na Praia de Tamoios. A próxima área de atuação será do loteamento Florestinha. A retirada ainda não foi concluída pois as últimas chuvas trouxeram mais vegetação para a Praia do Pontal, local onde o trabalho teve que ser intensificado nas últimas semanas.
A ação foi realizada com o auxílio de 1 retroescavadeira e 2 caminhões. Desde dezembro de 2019, já foram coletados cerca de 30 caminhões, com capacidade de 16 toneladas cada, em toda a extensão da praia. Antes do Carnaval, a faixa de areia em frente aos loteamentos Santa Margarida 2, Verão Vermelho e Viva Mar, já havia recebido a equipe de limpeza.
A orla possui cerca de 13 quilômetros de extensão, cercada por loteamentos e áreas de preservação ambiental, fatores que dificultam a operação, que é realizada diariamente em trechos diferentes. A limpeza tem início às 5h e se estende até às 11h.
“A grande extensão da faixa de areia é um desafio operacional, mas diariamente estamos nos dedicando à retirada desse material e esperamos quem em duas semanas toda orla seja contemplada” – fala Dario Guagliardi, presidente da Comsercaf.