A Prefeitura, por meio da Comsercaf, deu início nesta quarta-feira (30), a um mutirão de limpeza na Ilha do Japonês. A ação será realizada até sexta-feira (01), e tem como objetivo efetuar a retirada de micro lixo descartado na vegetação. A expectativa é que sejam coletados aproximadamente meia tonelada de lixo por dia.
Cerca de 15 funcionários farão o trabalho com o auxílio de ancinhos e duas embarcações. A previsão inicial era efetuar a ação em um único dia, mas devido a grande quantidade de resíduos encontrados no interior da mata, será necessário estender a programação.
“Infelizmente nem todos os frequentadores trazem sacolas plásticas para recolher o seu resíduo e acabam espalhando lixo pelo local. Também identificamos a necessidade de instalação de novas lixeiras e contêineres e vamos providenciar a colocação para a próxima semana. Estamos em um cenário paradisíaco, que precisa ser preservado.” – fala dario Guagliardi, presidente da autarquia.
Em meio à ação, foi encontrado na ilha, um pássaro muito debilitado, da espécie gaivotão. O animal será encaminhado para Guarda Marítima e Ambiental.
“Essa é uma cena comum na nossa região e reforça a importância de fazermos o descarte correto dos resíduos. Possivelmente ele está com o trato digestivo entupido por ingerir plástico, confundindo com alimento” – explica Eduardo Pimenta, coordenador de Meio Ambiente da companhia.
A Comsercaf realiza a coleta diária dos resíduos do local e lixo flutuante. Em média, nos fins de semana e feriados, são retirados cerca de 300 quilos de lixo por dia. Entre os itens mais encontrados estão: latinhas, garrafas pet, garrafas de água, copos plásticos, lacres de bebida, recipientes de quentinha, canudos, entre outros.