Nesta terça-feira (25), oito toneladas de pneus foram destinados à Reciclanip para reutilização através do projeto de Logística Reversa. Destas, quatro toneladas foram coletadas no evento Ecomar, ação de limpeza do canal do Itajuru, realizada no dia 15 de setembro. Somente este ano, aproximadamente 372 toneladas de pneus foram retiradas das ruas e destinadas de forma correta ao projeto, implantado pela autarquia através de Convênio de Participação Mútua, que regulamenta e implementa no município a Logística Reversa de pós-uso. Neste projeto, a cidade destina em média quatro carretas com material pneumático por mês.
Neste convênio a COMSERCAF fica responsável pela coleta dos pneus, junto às borracharias e lojas de pneumáticos numa parceria com a ANIP, cabendo também a empresa o armazenamento dos pneus. Cabe a Coordenadoria de Meio Ambiente o controle e agendamento do envio deste material junto a RECICLANIP no Rio de Janeiro. A Logística Reversa se completa com a destinação desses pneus para trituração, e na maioria das vezes, são utilizados como combustível alternativo para as indústrias de cimento. Podem ainda ser usados na fabricação de solados de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais e tapetes para automóveis.
Esta iniciativa contribui para que pneus não sejam descartados nas ruas do município, servindo de criadouros para mosquitos e insetos. Os munícipes podem colaborar efetivamente com o projeto levando os pneus de descarte ao depósito da COMSERCAF, localizado na Rua dos Siris, 45, na Ogiva. Em casos de grande quantidade do material, os mesmos podem entrar em contato com a empresa através do telefone (22) 2648-8907 para solicitar o recolhimento dos descartes pneumáticos.